sábado, 24 de março de 2007



O FORMÃO NA APICULTURA

Tenho trabalhado intensamente com apicultores no Estado de Santa Catarina, nas diferentes regiões e com grupos diferentes entre si; desde apicultores amadores até profissionais. Os treinamentos que realizo nas diversas etapas, desde apicultura básica até reciclagem avançada são ministrados quase que exclusivamente ao nível de campo, pois é ali que o produtor consegue observar e realizar os manejos necessários à melhoria do sistema produtivo. Nestas idas a campo, tenho observado as ferramentas utilizadas pelos produtores para abrirem colméias, que vão desde chaves de fenda até, acreditem, facões. Ferramentas totalmente impróprias ao manuseio e ao trabalho dentro das colméias. Mesmo formões próprios para a atividade, fazem com que o apicultor tenha que segurar os favos com a mão, o que em certos momentos ocupa as duas mãos, impedindo qualquer realização de tarefa simultânea.
Formões para apicultura devem conter no mesmo aparelho o formão e o sacador de quadros. A parte do formão é utilizada para abrir tampas, separar quadros e raspar própolis.
A parte do sacador de quadros funciona para retirar tampas, quadros e sobre caixas, assim como, a devolução dos mesmos sem uso das mãos no contato direto com os materiais.
Alguns aspectos chamam a atenção sobre um destes formões, produzido por Sanderlei Pereira da empresa SAMEL, localizada em Candelária-RS:

-O formão é todo em aço inoxidável (306), que o fabricante prescreve garantia (menos contra perda no campo e roubo).
-O sacador de quadros possui ranhuras que prendem firmemente o material a ser manejado.
- No corpo do formão há pequena fenda para retirada de pregos e grampos.
-O design e a anatomia do formão na mão do apicultor proporciona conforto e principalmente a transferência da força no momento de fechar a mão para as garras do sacador de quadros, podendo o apicultor colher até um sobre ninho inteiro com mel (com oito quadros = ± 29Kg) com uma única mão.
-O apicultor que maneja as colméias sempre está com uma mão livre para executar manejo simultâneo (inclusive segurar e utilizar o fumigador, se estiver trabalhando sozinho).
-O tempo gasto com o trabalho é menor do que trabalhar com ferramenta mais simples e utilizando as duas mãos para retirar e recolocar material.
- Este é um investimento que cabe no bolso do pequeno e médio produtor, pois é para toda vida.
A aquisição da ferramenta pode ser feita diretamente com o fabricante pelo telefone: 0 xx 51 3743-1588

Nenhum comentário: